VALORES CULTIVADOS
O compromisso dos professores e alunos com a unidade do conhecimento humano é prioridade na Escola Clássica. A participação das famílias, não simplesmente como “parceiras” da instituição, mas como “parte” da Escola, é entendida como uma família/unidade espiritual. As famílias são também parte da perenidade dos conhecimentos tradicionais da cultura cristã ocidental porque interiorizam e vivenciam os valores e virtudes que a Escola também pretende resguardar. Assim, professores, alunos, famílias, teoria, prática, formação moral, espiritual e intelectual são partes que compõem um todo integrado na Escola Clássica, sempre com um norte: a dignidade do indivíduo desde a Criação.
O aporte teórico tem suas raízes nos ensinamentos dos antigos gregos e romanos e agrega valores e conceitos da cultura cristã, pois entende que Jesus Cristo em vida e com seus ensinamentos revelou, dentre muitas outras coisas, a Verdade, a Beleza e o valor da Bondade. Deu, assim, nova compreensão ao clássico, constituindo uma base moral e de virtudes que perdurou ao longo do tempo.
O objetivo de nossa escola é nutrir a inteligência, o caráter e o espírito do indivíduo com o melhor que se desenvolveu ao longo dos séculos. Pretende-se fomentar o desenvolvimento das virtudes intelectuais e morais para que o indivíduo se transforme em um homem capaz de compreender e julgar a cultura do seu próprio tempo a partir do seu ponto de vista pessoal e da auto percepção.
Ao proporcionar a contemplação da Verdade ao público interessado, encontram-se aqui cursos livres sobre Filosofia, Direito, Literatura, História, História da Arte, vídeos com temas atuais, técnicas de Estudo e de Leitura, orientações para Pais e Famílias, dicas para e Educação dos Pequenos, sugestões de leitura… Enfim, temos ferramentas e aportes teóricos que buscam fortalecer o espírito e desenvolver o discernimento diante dos modismos e falácias do mundo moderno, num projeto de educação (e autoeducação) para a liberdade.
O embasamento pedagógico de nossa escola é construído na contramão das modas educacionais de nosso tempo, uma vez que se tornou evidente o fracasso educacional dos métodos de ensino brasileiros que conseguiu: alfabetizar mal gerações e gerações; não fornecer técnicas eficientes de estudo nem de leitura; nem alcançar a verdadeira autonomia dos alunos e professores na busca pelo conhecimento. A modernidade também fechou as pessoas à abstração, à metafísica e também à transcendência, deixando no lugar um vazio estéril de sentido. Vimos a “morte” dos alunos, que não sabem a importância do conhecimento, das virtudes, do bem, nem mesmo do sentido da própria vida, calcada hoje em valores materialistas, imediatistas e com fim único na execução de um ofício mecânico. O homem parece ter sido igualado às máquinas mais simplórias de nossos tempos, sem família, sem identidade, sem dignidade e entregue às ondas e modas pós-modernas.
Ao contrário disso, a Escola Clássica entende que o indivíduo é capaz de, verdadeiramente, enxergar e entender o mundo em que vive. Ela conserva os valores da família cristã e busca aperfeiçoar as competências intelectivas do indivíduo, o qual quer compreender o sentido espiritual de sua vida, e ser capaz de viver livremente de suas próprias escolhas, buscando sempre seguir o Bom Caminho. Afinal, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).
Estamos num projeto de construção e não de desconstrução dos indivíduos.